sexta-feira, 18 de abril de 2014

Reflexão pessoal sobre cada módulo


Nesta página inicial irei deixar, em cada módulo, uma breve impressão daquilo que aprendi e dos desafios que ultrapassei (ou não...). Gosto de recapitular, faço isso nas minhas aulas e na minha vida.
Semana 1: de 31 de março a 6 de abril 2014
  • Ambientação, apresentação, constituição de grupos e criação de e-portefólio

          A primeira semana desta MOOC pareceu-me assustadora. Tive várias vezes vontade de desistir. Adoro tecnologia, não largo o meu smartphone e uso grande parte das suas funcionalidades, uso diariamente o computador com vários programas, as redes sociais, já criei blogues por várias vezes, quer a nível pessoal, quer profissional, mas as ferramentas descritas no MOOC pareciam-me inatingíveis. Mas a minha teimosia e o gosto pela certificação fizeram experimentar: afinal tudo se faz, e além disso, é um desafio aprender a lidar, nem que seja de modo simplista, com algumas dessas ferramentas, que se poderão vir a revelar úteis mais tarde.
          O blogue, foi relativamente fácil (algumas dificuldades na criação de páginas dentro do blogue... agora já sei!). A apresentação em Prezi, não consegui, optei pelo Power Point partilhado em slideshare.
           Em suma, gostei desta nova forma de aprender, online, ao meu ritmo.


Semanas 2 e 3: de 7 abril a 20 abril 2014
  • Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE

        Neste primeiro módulo, que demorou mais tempo (e ainda bem!) aproveitei para ler alguns dos documentos sugeridos pelo MOOC e até pela interação com colegas de formação. Destes documentos selecionei aquele com o qual fiz o trabalho em CAPZLE sobre as perspetivas da deficiência ao longo dos tempos. Gostei bastante embora tenha tido alguma dificuldade com o CAPZLE. Tinha escolhido o Tiki Toki, linha do tempo como ferramenta mas não soube usá-la. Ficou o CAPZLE. No entanto, não a aproveitei da melhor forma uma vez que é necessário clicar no "Show details" para ver os pequenos textos que escrevi, tal como o MOOC me alertou. Fiquei surpreendida pela rapidez de resposta do MOOC que pouco depois de eu submeter o meu trabalho me alertou. Sinal de que está atento!!! Obrigada!
         Os comentários partilhados na atividade individual também foram interessantes e serviram para trocar ideias e vivências.


Semanas 4 e 5: de 21 abril a 4 maio 2014
  • Acessibilidade Web e tecnologias de apoio
    
        O segundo módulo teve como finalidade abordar questões técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem. Apesar de, conforme escrevi nos comentários à discussão coletiva, não ter tido muito contacto com tecnologias de sucesso que, efetivamente, tenham contribuído para melhoramentos nos alunos que tive, este módulo serviu para conhecer algumas ferramentas e alguns casos de sucesso. Aprendi também os pontos comuns/diretrizes na elaboração e análise de ferramentas web.
Para resumir essas diretrizes usei a ferramenta Piktochart, pela primeira vez. Já foi mas fácil do que no módulo anterior. Já me vejo a usar esta ferramenta como cartaz de apresentação de alguns conteúdos curriculares. Até agora só conhecia o Power Point.... é triste, mas é verdade....

Semanas 6 e 7: de 5 maio a 18 maio 2014
  • Desenho universal da aprendizagem
Neste módulo, a primeira coisa que fiz foi, após preencher o questionário VARK, descobrir o meu perfil de aprendizagem que é o cinestésico. Desconhecia esse facto e isso fez-me refletir sobre alguns sucessos e insucessos do meu próprio percurso.
Se atendermos às características do desenho universal de aprendizagem e em torno dos seus três princípios nucleares, posso assumir que na minha perspetiva de aluna os meus professores não “forneciam a informação em múltiplos formatos” e as aulas eram tendencialmente expositivas e com pouca interação. O manual era o principal recurso e por vezes, era apoiado por algumas fichas informativas e formativas. O ensino não fornecia “meios múltiplos para a atividade e expressão”, e embora tivéssemos acesso aos meios da escrita, da atividade física (desportiva) e das expressões plásticas não tínhamos contacto com os meios tecnológicos. As aulas eram centradas no professor, transmissor de conhecimentos ed os alunos esperava-se uma postura passiva no processo e aprendizagem. As práticas dos professores tendiam a ser homogéneas independentemente do perfil dos alunos que tinham à sua frente.
O trabalho que fiz ajudou também a refletir sobre as caraterísticas da Teoria das Inteligências Múltiplas e compreender que nem sempre, enquanto professores, atendemos a essa teoria, embora ache que cada vez mais tentemos variar, não só para atender às várias personalidades dos alunos como também para promover a motivação.

Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho 2014
  • Recursos educativos abertos acessíveis
Neste módulo IV, a finalidade era abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.
Confesso que ao ver o título deste módulo nem sequer sabia bem do que se estava a falar. Nunca tinha ouvido falar em licenças Creative Commons... Penso que no final deste módulo, já estou pelo menos apta, a argumentar um pouco sobre um assunto que me ultrapassava completamente até então.
Gostei de poder refletir, através da questão de estímulo à discussão, sobre o uso que fazia dos recursos educativos abertos. As ferramentas propostas para apresentação do trabalho eram totalmente desconhecidas para mim. Pelo menos, agora já conheço e pretendo usar na minha sala de aula. E esta é mais uma das utilidades deste curso: a aplicabilidade à vida real.

Semana 10 – de 2 junho a 8 junho
  • Avaliação do curso, certificação

Apesar de ser a primeira vez que participei num curso deste género, há muito ansiava por fazê-lo e, mesmo sem saber que existiam MOOC (nunca tinha ouvido falar), na minha cabeça já imaginava um lugar de aprendizagem como este: em que pudesse aprender ao meu ritmo, no conforto do meu lar, sem ter de me deslocar e sem ter de estar presente em sessões intermináveis pós-laborais e ainda por cima sem ter que gastar o pouco que nos pagam hoje em dia. E isto tudo, aprendendo tanto (ou talvez mais) como numa formação presencial.
O meu interesse no tema parte do facto de que leciono no primeiro ciclo, mas estive quatro anos ligada à educação especial, para além de ter tido sempre alunos com necessidades educativas especiais. A questão das tecnologias foi sobretudo pessoal: adoro tecnologia mas embora domine razoavelmente, este dominar não passa muito do uso das redes sociais, e programas do Office.
Eu já tinha criado alguns blogues, simples, pelo que esta não foi a parte mais complicada. É de salientar o uso do e-portefólio como forma de registo das aprendizagens e possibilidade de reflexão acerca delas. É uma prática aplicável à sala de aula e pode funcionar, hoje em dia, pela apetência que os alunos têm com as tecnologias, como elemento motivador para o processo de ensino e aprendizagem.
Os espaços de reflexão e partilha criados pelo MOOC, como o twitter, o facebook, o blogue, o espaço do Google+ foram importantes, embora eu tenho sobretudo usado o facebook (apenas para efeitos de notificação e informação, o blogue (o que mais usei) e o Google+ que também me avisava das novidades.
Em relação ao feedback dado pelos formadores, a experiência foi bem-sucedida, penso que estão bastante atentos ao nosso trabalho e são céleres nas respostas.
Os recursos disponibilizados ao longo do curso revelaram-se extremamente úteis, na maioria desconhecidos para mim. Penso que também foram escolhidos pela qualidade e diversidade, tanto ao nível da informação como dos próprios suportes.
O curso pareceu-me muito bem estruturado, teve uma duração adequada e gostei principalmente do facto de podermos optar por diferentes atividades, o que nos permitiu escolher as que mais se adequavam ao nosso perfil… e isso não é inclusão também? Gostei também do facto de podermos escolher o trabalho em grupo ou individual, pois nesta altura da minha vida prefiro fazer as coisas ao meu ritmo e poder optar por aquilo que mais gosto.
Gostei principalmente da organização do blogue, que nos permitia uma fácil consulta, uma acessibilidade fantástica.
Pude usar ferramentas que nunca tinha experimentado (e algumas de que nem tinha ouvido falar) como o prezzi, o storybird, o Piktochart, etc. Também nunca tinha usado uma licença para tornar o meu trabalho público e aberto a todos (e porque não fazê-lo mais vezes a partir de agora? O conhecimento adquire-se pela partilha e não ficamos mais pobres por dividir com os outros as nossas ideias).
Em relação à minha participação neste MOOC, avalio-a com gosto e sinceridade. Optei muitas vezes pelas atividades que achei mais acessíveis para mim, por vezes tentei outras que me fizeram retroceder e escolher outra tarefa por não ter conseguido entender-me com algumas das ferramentas (algumas até eram mais interessantes, mas não consegui mesmo…). No entanto, fiz o curso com entusiasmo e regularidade. Respeitei sempre os prazos e tentei organizar o meu e-portefólio da melhor maneira que pude.
Tendo em conta o antes e depois da formação, sinto-me mais conhecedora de novas ferramentas de trabalho e melhor preparada para as implementar, podendo assim concluir que gostei de participar nesta formação e que os objetivos propostos para esta ação foram globalmente atingidos.

1 comentário:

  1. Olá!!! Agradeço imenso o seu comentário!!! Fico muito contente por ser útil de algum modo, até porque o meu objetivo é precisamente esse!!! Tento fazer coisas não muito dispendiosas e simples.
    Também já vim espreitar o seu blog... Força para continuar!
    Um beijinho Maura

    ResponderEliminar