Semana 10 – de 2 junho a 8 junho
- Avaliação do curso, certificação
Esta é a última semana do MOOC INCTEC 2014, que incide na avaliação global do curso.
Para este efeito, comecei por preencher o questionário de avaliação pedido. À semelhança do questionário de diagnóstico, preenchido no início do curso, serão disponibilizados os resultados do questionário de avaliação, após o respetivo tratamento.
É proposto que cada participante elabore uma reflexão final, autoavaliação, que poderá partilhar no espaço de comentário e que deverá incluir no respetivo e-portefólio. Será o que vou fazer...
Os participantes que desejarem um certificado digitalizado de participação no MOOC INCTEC2014 deverão requerê-lo neste formulário, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
• Criação de e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da evidência da sua participação ativa.
• Elaboração de uma das atividades alternativas propostas em cada módulo, registada no e-portefólio.
• Publicação de, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático, constante do e-portefólio.
• Preenchimento dos questionários de diagnóstico e de avaliação do curso.
• Comentário dos resultados do questionário VARK, registado no e-portefólio.
• Reflexão final, autoavaliação do curso, constante do e-portefólio.
Penso que preencho os requisitos. Falta-me apenas a reflexão/ auto-avaliação que farei de seguida. Por isso logo que a faça, preencherei o formulário a requerer a minha certificação, da qual me vou orgulhar, pois foi com esforço (quer no que diz respeito ao tempo quer às minhas limitações na área da web) que fiz este curso. No entanto, a aprendizagem efetuada e a aplicabilidade à vida profissional e por vezes até pessoal compensa todo o esforço.
Reflexão e autoavaliação
Apesar de ser a primeira vez que participei num curso deste
género, há muito ansiava por fazê-lo e, mesmo sem saber que existiam MOOC
(nunca tinha ouvido falar), na minha cabeça já imaginava um lugar de
aprendizagem como este: em que pudesse aprender ao meu ritmo, no conforto do
meu lar, sem ter de me deslocar e sem ter de estar presente em sessões
intermináveis pós-laborais e ainda por cima sem ter que gastar o pouco que nos
pagam hoje em dia. E isto tudo, aprendendo tanto (ou talvez mais) como numa
formação presencial.
O meu interesse no tema parte do facto de que leciono no
primeiro ciclo, mas estive quatro anos ligada à educação especial, para além de
ter tido sempre alunos com necessidades educativas especiais. A questão das
tecnologias foi sobretudo pessoal: adoro tecnologia mas embora domine
razoavelmente, este dominar não passa muito do uso das redes sociais, e
programas do Office.
Eu já tinha criado alguns blogues, simples, pelo que esta
não foi a parte mais complicada. É de salientar o uso do e-portefólio como
forma de registo das aprendizagens e possibilidade de reflexão acerca delas. É uma
prática aplicável à sala de aula e pode funcionar, hoje em dia, pela apetência
que os alunos têm com as tecnologias, como elemento motivador para o processo
de ensino e aprendizagem.
Os espaços de reflexão e partilha criados pelo MOOC, como o
twitter, o facebook, o blogue, o espaço do Google+ foram importantes, embora eu
tenho sobretudo usado o facebook (apenas para efeitos de notificação e
informação, o blogue (o que mais usei) e o Google+ que também me avisava das
novidades.
Em relação ao feedback dado pelos formadores, a experiência foi
bem-sucedida, penso que estão bastante atentos ao nosso trabalho e são céleres
nas respostas.
Os recursos disponibilizados ao longo do curso revelaram-se
extremamente úteis, na maioria desconhecidos para mim. Penso que também foram
escolhidos pela qualidade e diversidade, tanto ao nível da informação como dos
próprios suportes.
O curso pareceu-me muito bem estruturado, teve uma duração
adequada e gostei principalmente do facto de podermos optar por diferentes
atividades, o que nos permitiu escolher as que mais se adequavam ao nosso
perfil… e isso não é inclusão também? Gostei também do facto de podermos
escolher o trabalho em grupo ou individual, pois nesta altura da minha vida
prefiro fazer as coisas ao meu ritmo e poder optar por aquilo que mais gosto.
Gostei principalmente da organização do blogue, que nos
permitia uma fácil consulta, uma acessibilidade fantástica.
Pude usar ferramentas que nunca tinha experimentado (e
algumas de que nem tinha ouvido falar) como o prezzi, o storybird, o
Piktochart, etc. Também nunca tinha usado uma licença para tornar o meu
trabalho público e aberto a todos (e porque não fazê-lo mais vezes a partir de
agora? O conhecimento adquire-se pela partilha e não ficamos mais pobres por
dividir com os outros as nossas ideias).
Em relação à minha participação neste MOOC, avalio-a com
gosto e sinceridade. Optei muitas vezes pelas atividades que achei mais
acessíveis para mim, por vezes tentei outras que me fizeram retroceder e
escolher outra tarefa por não ter conseguido entender-me com algumas das
ferramentas (algumas até eram mais interessantes, mas não consegui mesmo…). No
entanto, fiz o curso com entusiasmo e regularidade. Respeitei sempre os prazos
e tentei organizar o meu e-portefólio da melhor maneira que pude.
Tendo em conta o antes e depois da formação, sinto-me mais
conhecedora de novas ferramentas de trabalho e melhor preparada para as
implementar, podendo assim concluir que gostei de participar nesta formação e
que os objetivos propostos para esta ação foram globalmente atingidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário