Avaliação


Semana 10 – de 2 junho a 8 junho
  • Avaliação do curso, certificação

 Esta é a última semana do MOOC INCTEC 2014, que incide na avaliação global do curso.
Para este efeito, comecei por preencher o  questionário de avaliação pedido. À semelhança do questionário de diagnóstico, preenchido no início do curso, serão disponibilizados os resultados do questionário de avaliação, após o respetivo tratamento.
 É proposto que cada participante elabore uma reflexão final, autoavaliação, que poderá partilhar no espaço de comentário e que deverá incluir no respetivo e-portefólio. Será o que vou fazer...
Os participantes que desejarem um certificado digitalizado de participação no MOOC INCTEC2014 deverão requerê-lo neste formulário, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

Criação de e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da evidência da sua participação ativa.
Elaboração de uma das atividades alternativas propostas em cada módulo, registada no e-portefólio.
Publicação de, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático, constante do e-portefólio.
Preenchimento dos questionários de diagnóstico e de avaliação do curso.
Comentário dos resultados do questionário VARK, registado no e-portefólio.
Reflexão final, autoavaliação do curso, constante do e-portefólio.
Penso que preencho os requisitos. Falta-me apenas a reflexão/ auto-avaliação que farei de seguida. Por isso logo que a faça, preencherei o formulário a requerer a minha certificação, da qual me vou orgulhar, pois foi com esforço (quer no que diz respeito ao tempo quer às minhas limitações na área da web) que fiz este curso. No entanto, a aprendizagem efetuada e a aplicabilidade à vida profissional e por vezes até pessoal compensa todo o esforço.

Reflexão e autoavaliação


Apesar de ser a primeira vez que participei num curso deste género, há muito ansiava por fazê-lo e, mesmo sem saber que existiam MOOC (nunca tinha ouvido falar), na minha cabeça já imaginava um lugar de aprendizagem como este: em que pudesse aprender ao meu ritmo, no conforto do meu lar, sem ter de me deslocar e sem ter de estar presente em sessões intermináveis pós-laborais e ainda por cima sem ter que gastar o pouco que nos pagam hoje em dia. E isto tudo, aprendendo tanto (ou talvez mais) como numa formação presencial.

O meu interesse no tema parte do facto de que leciono no primeiro ciclo, mas estive quatro anos ligada à educação especial, para além de ter tido sempre alunos com necessidades educativas especiais. A questão das tecnologias foi sobretudo pessoal: adoro tecnologia mas embora domine razoavelmente, este dominar não passa muito do uso das redes sociais, e programas do Office.

Eu já tinha criado alguns blogues, simples, pelo que esta não foi a parte mais complicada. É de salientar o uso do e-portefólio como forma de registo das aprendizagens e possibilidade de reflexão acerca delas. É uma prática aplicável à sala de aula e pode funcionar, hoje em dia, pela apetência que os alunos têm com as tecnologias, como elemento motivador para o processo de ensino e aprendizagem.

Os espaços de reflexão e partilha criados pelo MOOC, como o twitter, o facebook, o blogue, o espaço do Google+ foram importantes, embora eu tenho sobretudo usado o facebook (apenas para efeitos de notificação e informação, o blogue (o que mais usei) e o Google+ que também me avisava das novidades.

Em relação ao feedback dado pelos formadores, a experiência foi bem-sucedida, penso que estão bastante atentos ao nosso trabalho e são céleres nas respostas.

Os recursos disponibilizados ao longo do curso revelaram-se extremamente úteis, na maioria desconhecidos para mim. Penso que também foram escolhidos pela qualidade e diversidade, tanto ao nível da informação como dos próprios suportes.

O curso pareceu-me muito bem estruturado, teve uma duração adequada e gostei principalmente do facto de podermos optar por diferentes atividades, o que nos permitiu escolher as que mais se adequavam ao nosso perfil… e isso não é inclusão também? Gostei também do facto de podermos escolher o trabalho em grupo ou individual, pois nesta altura da minha vida prefiro fazer as coisas ao meu ritmo e poder optar por aquilo que mais gosto.

Gostei principalmente da organização do blogue, que nos permitia uma fácil consulta, uma acessibilidade fantástica.

Pude usar ferramentas que nunca tinha experimentado (e algumas de que nem tinha ouvido falar) como o prezzi, o storybird, o Piktochart, etc. Também nunca tinha usado uma licença para tornar o meu trabalho público e aberto a todos (e porque não fazê-lo mais vezes a partir de agora? O conhecimento adquire-se pela partilha e não ficamos mais pobres por dividir com os outros as nossas ideias).

Em relação à minha participação neste MOOC, avalio-a com gosto e sinceridade. Optei muitas vezes pelas atividades que achei mais acessíveis para mim, por vezes tentei outras que me fizeram retroceder e escolher outra tarefa por não ter conseguido entender-me com algumas das ferramentas (algumas até eram mais interessantes, mas não consegui mesmo…). No entanto, fiz o curso com entusiasmo e regularidade. Respeitei sempre os prazos e tentei organizar o meu e-portefólio da melhor maneira que pude.

Tendo em conta o antes e depois da formação, sinto-me mais conhecedora de novas ferramentas de trabalho e melhor preparada para as implementar, podendo assim concluir que gostei de participar nesta formação e que os objetivos propostos para esta ação foram globalmente atingidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário