Módulo 4


Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho 2014
  • Recursos educativos abertos acessíveis
O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.
O termo "Recursos Educativos Abertos - Open Educational Resources" surge em 2002 numa definição da UNESCO. Esta definição é a seguinte: "Materiais educacionais e de pesquisa, em vários formatos e media, que estejam sob domínio público ou numa licença aberta."

Então neste quarto módulo as tarefas que tenho de fazer são:
  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

Publiquei hoje (dia 20, o meu comentário) que coloco aqui:

"Concordo com comentários já tecidos neste post dando particular ênfase ao RCAAP. Este repositório aberto é de extrema importância para quem, como eu, precisa ou precisou de aceder a artigos científicos.
Este e outros recursos abertos disponíveis na internet têm-me ajudado a aprender o que pretendo, à hora que pretendo, ao ritmo que desejo.
Já tenho feito algumas incursões neste mundo, sobretudo no que diz respeito a conteúdos de lazer (trabalhos manuais ou culinária), pois são temas de que gosto e nos quais desejo evoluir, mas a condição profissional, e por vezes, financeira, não deixa nem tempo, nem dinheiro para frequentar cursos presenciais. Há também a vantagem de ser uma oportunidade de aprendizagem para TODOS: sejam de Lisboa ou da paisagem… porque aprendizagem presencial no nosso país é concentrada sempre nas mesmas zonas… quem vive em sítios isolados, como eu, tem poucas dessas possibilidades.
Também como mãe e professora tenho usado alguns recursos como aqueles que as editoras disponibilizam para apoiar o uso dos manuais escolares. Uso nas minhas aulas e recomendo às minhas filhas como complemento ao estudo.
A minha experiência em MOOC é fraca uma vez que esta é a primeira vez que participo mas estou a gostar imenso e pretendo estar atualizada no sentido de poder frequentar outros de temáticas diferentes. "


Em relação à atividade individual (obrigatória para efeitos de certificação) terei de escolher uma das seguintes alternativas de atividades:
  1. Criar um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderei utilizar qualquer ferramenta livre  (book builderstorybirdpowtoon, windows media maker … Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 4. Registar a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecionar um tema que seja do meu agrado (a minha profissão, atividades de lazer, ...) e fazer uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 4. Registar a atividade no e-portefólio individual.
Selecionar um dos trabalhos dos meus pares e comentá-lo no espaço de comentários da página. Registar  no  e-portefólio individual.

à priori irei escolher a atividade dois (uma vez que sou cinestésica e preciso de coisas que me digam respeito!!! LOOLLL). Vamos ver como corre....

    Então é este o meu trabalho: e criei uma licença aberta Creative Commons, cá está ela:
    CC0
    To the extent possible under law, anabelacampus has waived all copyright and related or neighboring rights to A intervenção assistida por animais - uma outra perspetiva de atuação no autismo.
    O link do trabalho é http://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue

    A última tarefa para este módulo 4 era comentar o trabalho de um colega do MOOC. Escolhi o trabalho da Patrícia Baeta sobre habilidades-não-cognitivas. Publiquei o seguinte comentário no post do módulo 4:


    Assunto - Comentário sobre o trabalho de Patrícia Baeta – storybird sobre Habilidades não cognitivas


    Agradeço à Patrícia o seu trabalho que nos apresenta um tema no qual nunca me debrucei. Penso que nunca li nada sobre este assunto mas achei muito interessante.
    Graças à sua apresentação, fiquei a saber que nem só a inteligência, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas são a chave para o sucesso. Estas competências são exclusivamente cognitivas e são estas que são, normalmente avaliadas e tidas em conta.

    Fiquei a saber que para além destas, ninguém terá sucesso real se não se souber relacionar, não for determinado ou não tiver controlo sobre as suas próprias emoções.

    Estas características não são talentos natos, podem ser aprendidas, daí a importância do seu conhecimento para os educadores, dado que em colaboração com as competências cognitivas, podem catapultar um aluno para uma aprendizagem efetiva e harmoniosa.

    As capacidades não cognitivas, embora não possam ser verdadeiramente listadas, pois existem muitas e variadas, podem organizar-se em algumas mais importantes e passíveis de avaliação:

    - Determinação

    - Colaboração

    - Sociabilidade

    - Estabilidade emocional

    - Protagonismo

    - Curiosidade

    Obrigada pela partilha PATRÍCIA BAETA!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário