Módulo 3


Semanas 6 e 7: de 5 maio a 18 maio 2014
  • Desenho universal da aprendizagem

       O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem.
        Este desenho Universal tem como finalidade a igualdade de oportunidades para todos na sociedade. Assim, tudo deve ser concebido e adaptado para que possa ser utilizado por todos.
        Neste módulo, as atividades em que terei de participar são:
        1 - Ler e explorar os recursos.

        2 - Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo.

        3 - Responder ao questionário VARK. Comentar os resultados obtidos.

       Atividade individual  (obrigatória para efeitos de certificação) à escolha de entre as seguintes:
  1. Explorar o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, criar um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar-se o instrumento traduzido) ou utilizar qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilizar o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 3. Registar a atividade no e-portefólio individual.
  2. Utilizar a metodologia de webquest e planificar uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilizar o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 3. Registar a atividade no e-portefólio individual.
  3. Selecionar um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquisar informação na Internet sobre esta teoria e relacionar com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 3. Registar a atividade no e-portefólio individual.
    1. Exemplos de planificação de unidades de aprendizagem e de atividades
Assim, para começar, li alguns dos recursos sugeridos.
Teci um comentário na página do módulo (cá vai ele):

"No meu tempo de estudante, o modelo predominante, foi sem dúvida, a uniformização, em tudo, na roupa usada na escola, no modelo de aprendizagem, nas formas de expressão... Aprecio a evolução deste modelo para um que contemple os pontos fortes de cada um, usando-os a favor de todos e atente aso pontos fracos de modo a que possam ser ultrapassados e servir de aprendizagem para todos. O design educativo hoje, contribui ou tenta contribuir realmente para a igualdade de oportunidades e contempla adaptações e adequações que permitem uma participação efetiva de cada um independentemente das suas capacidades e competências."

Respondi também ao questionário VARK, e os meus resultados foram os seguintes:

Your scores were:

  • Visual: 2
  • Aural: 1
  • Read/Write: 5
  • Kinesthetic: 8
You have a mild Kinesthetic learning preference.

 
Assim, pelo que percebi, quando alguém tenta aprender alguma coisa, existem vários estilos para isso. alguns preferem ler sobre o conceito, outros preferem ouvir e ainda outros têm tendência para aprender melhor quando veem demonstrações. Isto é a teoria dos estilos de aprendizagem, que parte da ideia de que diferentes indivíduos têm diferentes maneiras de perceber e processar a informação, o que implica diferenças nos seus processos de aprendizagem. Assim, os caminhos a percorrer para a aprendizagem, são diferentes para pessoas diferentes.
Deste modo, para aprender existem 3 caminhos:
- o caminho visual
- o caminho cinestésico
- o caminho auditivo
Pelos vistos, o meu caminho é o cinestésico. Tomo consciência da realidade através do corpo. A melhor forma para eu aprender é fazendo e gosto de atividades como gestos, dramatizações, movimento, exercício físico.

Em relação ao trabalho obrigatório para a certificação, escolhi fazer uma exploração sobre a Teoria da Inteligência Múltipla

Escolhi o suporte PREZI. Desta vez lá consegui usar esta ferramenta:

Endereço: http://prezi.com/xmhczef88r2j/teoria-das-inteligencias-multiplas/#

Sem comentários:

Enviar um comentário