Módulo 1


Semanas 2 e 3: de 7 abril a 20 abril 2014
  • Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE

Tem início esta semana (7 Abril) o primeiro módulo do curso subordinado ao tema Políticas Inclusivas e Medidas Educativas, respeitantes aos alunos com necessidades educativas especiais.

Desta vez, foram propostas como atividades:

- discussão sobre a temática das NEE/Deficiência em comentário na página Web do Módulo I. Por exemplo: (a) sobre quaisquer dos recursos indicados, (b) sobre a questão que é formulada quanto às barreiras constatadas a nível pessoal/profissional; (c) sobre outros recursos que tenham identificado nas vossas pesquisas.

- realização de uma das atividades alternativas propostas: (a) escolha de uma publicação de referência, sistematização os principais aspetos utilizando uma ferramenta de mapa concetual; (b) perspetiva histórica da deficiência, utilizando uma ferramenta de linha do tempo; (c) uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas.
O que vou fazer:
  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários da página do módulo I no blogue MOOC INCTEC.

Então cá vai o comentário que deixei na página da MOOC:


Comentário sobre a temática:

Começando por fazer uma retrospetiva histórica da legislação sobre integração e inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais no nosso país, retrocedemos a 1986 com a Publicação da lei de Bases do Sistema Educativo Português; Nos anos 90, destacam-se o Decreto-Lei n.º 35/90, de 25 de Janeiro e mais tarde o Decreto-Lei nº319/91. Nestes decretos, é visível a preocupação crescente com a integração efetiva de todos os alunos nos vários graus de ensino, bem como a tentativa de respeito pela sua verdadeira inclusão. Em 2001, os Decretos – Lei nº 6 e nº 7 de 2001 vêm definir o que são necessidades educativas de caráter permanente, em como definir categorias, e por fim o DL nº3/2008 que vem definir os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular, cooperativo ou solidário; Este nosso conhecido decreto visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com deficiências ou incapacidades bem como define os objetivos da educação especial. Assim, após tanta tentativa de sucesso para integrar e incluir a pessoa com NEE, seria um pouco injusto afirmar que as barreiras são legislativas.
As barreiras ao nível das atitudes, talvez sejam, na minha opinião, as que persistem para além de todas as medidas inclusivas que têm sido decretadas. Surgem à margem de um enorme esforço por parte das escolas públicas, para envolverem os alunos que apresentam necessidades educativas especiais.
A inclusão não se faz, assim, por decreto. Nós, educadores, somos uns dos principais agentes da mudança. Se todos nós tivermos o mesmo interesse e empenho na direção certa, chegaremos efetivamente a uma Educação para Todos.
 

Agora em relação à atividade individual obrigatória para efeitos de certificação, terei de escolher uma das seguintes alternativas de atividades:

 

  1. Selecionar um documento de referência, constante dos recursos do módulo I (publicações do MEC ou da Agência Europeia), sintetizar os principais aspetos e elaborar com eles um esquema. Para a concretização do mesmo poderei utilizar qualquer ferramenta de apresentação ou um mapa de conceitos (Bubbl.usMindomoMindMeisterMind42Xmind; Disponibilizar o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Registar a atividade no meu e-portefólio individual.
  2. Elaborar uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. Poderei utilizar qualquer ferramenta de timeline (Tiki-Toki, Dipity,Timeglider. Disponibilizar o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1.
  3. Produzir uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas. Poderei utilizar qualquer ferramenta de apresentação (PreziSlideshareKnovioThinglink…Disponibilizar o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1.
    E então escolhi a atividade 2 - Elaborar uma linha cronológica sobre a evolução da perspetiva sobre deficiência. Para isso usei a ferramenta CAPZLES, apesar de ter experimentado o Tiki-Toki, que não me foi favorável (SOCORROOOOOO!!!! NÃO PERCEBI NADA DAQUILO!!!!).
    então cá vai o link para o meu Capzle:

    http://www.capzles.com/135b1501-ac21-42a6-8736-e8de31066f99
     
    No trabalho só se visualizam, a priori, imagens de épocas variadas, mas clicando no "about" ou no "show details" irão ver uma breve explicação da perspetiva sobre a deficiência nas épocas representadas pelas imagens.


    E cá vai o trabalho:

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