Módulo 2


Semanas 4 e 5: de 21 abril a 4 maio 2014
  • Acessibilidade Web e tecnologias de apoio

O segundo módulo tem como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem.

Estas são as atividades deste módulo que terei de cumprir:

Atividades comuns


    1. Ler e explorar os recursos.
    2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
    Então este foi o comentário que deixei na página:

    Olá, trabalho há 17 anos e a única ferramenta que vi usar que EFETIVAMENTE ajudou o aluno de forma decisiva para a respetiva participação e atividade foi uma máquina de escrever eletrónica usada para que um aluno com trissomia 21 pudesse adquirir competências de escrita (uma vez que já tinha adquirido as de leitura mas devido à sua problemática tinha algumas dificuldades ao nível da motricidade fina). Tenho visto algumas novas tecnologias que não me têm demonstrado resultados efetivos, pelo menos até hoje. Espero aqui poder conhecer algumas que REALMENTE nos ajudem a ajudar os alunos com necessidades educativas especiais.

     No dia seguinte ainda deixei mais este:

    Como já referi acima, não tenho tido muitas experiências favoráveis (também porque em pouca quantidade) com tecnologias de apoio, mas no ano passado, no meu agrupamento, o grupo de educação especial convidou uma pessoa invisual que explicou às crianças o modo como usava o seu telemóvel que tinha aplicativos bastante interessantes que permitiam marcação por voz e tradução oral de mensagens escritas, entre outros. Mostrou também a sua máquina de escrever "especial" que escrevia em Braille e levou vários volumes de livros escritos em Braille também. As crianças gostaram imenso de conhecer alguns instrumentos e funcionalidades que tornam a vida de pessoas com necessidades especiais mais fácil.

    Questão para estimular a discussão: Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

    Atividade individual (obrigatória para efeitos de certificação)

    Escolher uma das seguintes alternativas de atividades:
    1. Produzir um resumo das diretrizes WCAG 2.0 e concretizar num cartaz. Poderei utilizar qualquer ferramenta livre de visualização (Glogster, Lino, Piktochart, etc. … Disponibilizar o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 2. Registar a atividade no e-portefólio individual.
    2. Selecionar um software livre (site Freeware NEE), explorar um demo/tutorial e explicar como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos meus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: JingCamstudioKnovio, etc…  Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 2. Registar a atividade no e-portefólio individual.
    3. Utilizar um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analisar alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identificar eventuais problemas.  Disponibilizar o URL na área de registo da atividade 2. Registar a atividade no e-portefólio individual.
      .

    Sem comentários:

    Enviar um comentário